São vários os aspectos que levam médicos e dentistas a preferirem instalar suas clínicas e consultórios em salas de edifícios comerciais.
Segurança, conforto e despreocupação com estacionamento e a manutenção externa e de jardins estão entre elas.
Outra vantagem em relação a reformar/construir um imóvel autônomo, é que no Condomínio já estão prontas todas as licenças referentes ao imóvel em si, como o Habite-se junto à Prefeitura e o AVCB junto ao Corpo de Bombeiros. Você só precisará buscar a aprovação da Vigilância Sanitária para obter seu Alvará de Funcionamento.
Por outro lado, você deve ficar atento a alguns aspectos da sala, e do condomínio em si, antes de escolher seu imóvel, para evitar dores de cabeça depois de assinar a compra ou o contrato de aluguel.
Veja aqui alguns dos itens que recomendo que você verifique com cuidado antes e o por quê.
Sobre o Condomínio
- Horário de Funcionamento – se você costuma atender à noite ou eventualmente aos finais de semana, certifique-se se a recepção e o estacionamento funcionam nesses horários.
- Normas para Projetos – todo Condomínio tem suas regras. Por exemplo, já me aconteceu de ter que fazer parede dupla nos limites com salas vizinhas, pois não permitiam que embutir instalações elétricas ou hidráulicas nas paredes limítrofes, o que fez a sala perder mais de 20cm na sua largura. Outro item a verificar, se for importante para você, é se o condomínio permite personalizar a porta de acesso da sua sala.
- Normas Internas para Obras – normalmente os condomínios comerciais só permitem obras à noite ou aos domingos, pelo menos as atividades que emitem barulho, o que muitas vezes inclui até o mobiliário sob medida, quanto cheiros, como a pintura. Quanto menor for o tempo disponibilizado para isso, mais vai demorar a reforma da sala.
- É sempre bom lembrar também que a mão de obra fica mais cara quando os trabalhos são noturnos ou aos domingos e feriados.
- Outro item que parece bobo, mas impacta na dinâmica da obra, são os dias e horários que o Condomínio permite a Chegada de Materiais e a saída de entulhos. Nem todos os fornecedores de materiais fazem entregas à noite, por exemplo.
- Resíduos de Saúde – os Condomínios que são voltados para médicos e dentistas, ou que têm grande ocupação por eles e já se adaptaram, dispõem de Depósito Transitório de Resíduos Sólidos de Saúde, ou mais conhecido por lixo hospitalar. Esse depósito, que é de onde a prefeitura recolhe os resíduos, é obrigatório pela RDC 222. Importante verificar como é a dinâmica de fluxo de RSS no Condomínio para você atender as normas sem problemas com a Vigilância Sanitária.
- PCD – as construções mais recentes dispõem de sanitários para pessoas com deficiência, mas os mais antigos não. Com as novas regras de acessibilidade, este recurso é obrigatório e se o prédio não dispuser, você terá que fazer um dentro da sua clínica. A depender das dimensões da sala que você pretende usar, podem ser metros preciosos que você terá que dispor.
- DML – alguns condomínios mais novos estão disponibilizando Depósitos de Material de Limpeza (vulgo Área de Serviço) “comunitários” nos andares. Alguns até mesmo disponibilizam o serviço de limpeza, ao estilo dos apart-hotéis. Verifique se existem essas possibilidades, pois se não você terá que dispor de alguns metros da sala para instalar um tanque, guardar vassouras, mops etc conforme preconiza a Vigilância Sanitária.
Sobre a Sala em Si
- piso elevado – a maioria das salas mais modernas já vêm com o contrapiso rebaixado em relação às áreas comuns, para permitir a instalação de pisos elevados, o que facilita muito as instalações embutidas no piso, como as tomadas para “ilhas” e as cadeiras de dentista e macas elétricas, por exemplo.
- importante lembrar que os pisos elevados têm algumas peculiaridades em relação ao acabamento do piso. Não aceitam porcelanatos em régua ou de grandes dimensões (geralmente se usa o 60 x 60cm) e se você usar algum tipo de manta, ela acaba “imprimindo” o desenho dos módulos do piso elevado. Uma alternativa é preencher o rabaixamento do contrapiso, abrindo mão da flexibilidade oferecida pelo piso elevado, o que “atrasa” sua obra em aproximadamente 10 dias para garantir a cura da argamassa de preenchimento.
- Tanto para esse preenchimento quanto para outros detalhes do seu projeto, é importantíssimo verificar o contrato de aluguel (se você não for comprar) para garantir quais os limites que o proprietário impõe às intervenções que você vai querer fazer na sala.
- Energia elétrica – Alguns edifícios alimentam suas salas com tensão de 380v, sendo que dificilmente você precisará. Normalmente tanto iluminação quanto equipamentos elétricos usam 110v ou 220v. O problema é que para “reduzir” essa voltagem, é necessário instalar um equipamento meio chatinho, conhecido como trafo: ele não é barato (mais ou menos de 3 a 5 mil reais), faz barulho e precisa de ventilação, pois aquece. Além de ocupar espaço, claro, se não puder ser instalado acima do forro.
- Ar condicionado – muito importante, verifique se a sala dispõe de área técnica externa para instalação das condensadoras, ou como foi pensada a infraestrutura para o ar condicionado. Edifícios mais antigos não têm esse espaço reservado, mas apenas a previsão de aparelhos “de janela”, o que impede a instalação em salas internas.
Parecem apenas detalhes e muitas vezes meus clientes ficam constrangidos em perguntar tantos deles ao vendedor ou proprietário no momento da negociação, com medo de parecer “chato”.
Mas cada um desses itens que descrevi, se não for abordado com conhecimento de causa, poderá trazer consequências para seu bolso, seu cronograma e principalmente para a qualidade dos ambientes que você vai oferecer a seus pacientes e você mesmo vai usar por muitas horas da sua semana.
Por isso se algum dia você for montar ou mudar seu consultório ou clínica para uma sala em edifício comercial, não hesite em levar este check-list com você quando for visitar possíveis imóveis para alugar ou comprar.
Se mesmo assim você tiver dúvidas na hora de escolher seu imóvel, fique à vontade para me chamar pelo WhatsApp +55 11 94504-1111 que eu terei prazer em te orientar no que estiver ao meu alcance!