Dá para Montar Centro Cirúrgico em Edifícios Comerciais?

SIGA-NOS!
Linkedin YouTube

Posso acrescentar um centro cirúrgico a minha clinica, que está instalada em sala de prédio comercial?

Esta tem sido uma pergunta recorrente este ano. O fato de ser um condomínio vertical, por si só, não é informação suficiente para afirmar se é ou não viável instalar um Centro Cirúrgico Ambulatorial. É preciso avaliar caso a caso se as necessidades de infraestrutura de um Centro Cirúrgico podem ser atendidas.

É bem comum me procurarem para criar novas instalações de Centro Cirúrgico Ambulatorial para clínicas que por enquanto se limitam a exames e consultas.

Na maioria das vezes essas clínicas ocupam imóveis autônomos a serem ampliados, mas eventualmente elas estão ocupando parte de um andar de prédio comercial, situação que costuma apresentar algumas peculiaridades que, na maioria das vezes, inviabilizam a instalação de um Centro Cirúrgico.

Veja a seguir algumas necessidades das instalações de Centro Cirúrgico que com frequência não podem ser atendidas em salas comerciais de condomínios verticais e por quê.

 

Gerador

Eu sei, você vai perguntar “mas precisa mesmo de gerador? Minhas cirurgias duram 10 a 20 minutos, um no-break resolveria”. Concordo.

A questão é que a RDC 50 da ANVISA preconiza que a autonomia do sistema elétrico para tudo que puder ser caracterizado como “suporte à vida” deve ser de, no mínimo, 24h. Por enquanto não há no-break com essa autonomia que seja viável financeiramente.

Então especificamos um gerador bem pequeno, mas que por suas características de funcionamento e por conter combustível, precisa ter ventilação permanente e uma saída para os gases que emite durante a combustão: o vulgo escapamento.

Por isso sua sala precisaria dispor de área externa ou diretamente ligada a área externa e que, claro, não fique na entrada social da clínica. Digamos que um gerador não é lá muito decorativo.

 

Saída para Intercorrências

 

Mesmo que sua previsão seja de uma intercorrência a cada 30 anos, é necessário prever o percurso de saída do paciente para transferência. Nesse caso, se sua clínica estiver mais de um andar acima ou abaixo do Térreo, essa saída teria que se dar via elevador. Para isso verifique se:

1. O condomínio dispõe de elevador que atenda as dimensões internas e de abertura de portas preconizadas para macas.

2. Seria possível garantir um mínimo de privacidade e rapidez para o paciente nesse processo de saída para transferência.

 

Gases Medicinais

 

Mesmo tendo baixo consumo de Oxigênio e Ar Comprimido Medicinal, seu Centro Cirúrgico terá que dispor de uma central de gases com os cilindros (mesmo que sejam apenas dois de cada).

Assim como o gerador, esta central também precisa ser ventilada, conectada com o ambiente externo. Além disso é preciso levar esses gases até a Sala Cirúrgica e os leitos de RPA via tubulação específica. Para isso é necessária a disponibilidade de espaços por onde essa tubulação possa passar, atendendo a todas as normas aplicáveis.

 

Ar condicionado

 

O ar condicionado é o grande calcanhar de Aquiles do Centro Cirúrgico, o item mais caro e complexo. Como o ar precisa ter controle de filtragem, trocas e de pressão, é necessário que entre e saia por dutos.

Os dutos ocupam espaço e precisam conectar os equipamentos de ar condicionado ao ambiente interno do Centro Cirúrgico, ou seja, precisam desse caminho disponível.

Além disso, os equipamentos não são pequenos e precisam de espaço técnico para eles. A depender do sistema que for adotado, este espaço também precisará de ventilação natural.

 

Como você pode ver, para instalar um Centro Cirúrgico em um condomínio comercial vertical, o ideal seria que seu conjunto se localizasse no pavimento térreo ou no primeiro, e que disponha de uma área externa para instalação desses equipamentos de apoio.

Mesmo assim, o ideal é você chamar a gente para avaliar. Assim poderemos te dar certeza da viabilidade do Centro Cirúrgico antes de você assinar qualquer contrato de locação ou aquisição de mais salas comerciais.

About admin